Oficina “Os sentidos do estar na rua e o racismo sobre a mulher negra”

Indicadas pelos parceiros da pesquisa que fazem parte Cnar Manguinhos, participaram da Oficina quinze (15) mulheres negras em situação de rua, com idades, histórias de vida e desejos diferenciados, porém tendo em comum em todas elas a vivência do sexismo e do racismo como elemento atravessador de suas vidas. A oficina foi realizada no dia 01 de julho de 2022, no Espaço Normal, cedido a partir de parceria estabelecida por parte da equipe do Cnar junto a Redes da Maré. 

A Oficina foi dinamizada pelas parceiras Rachel Barros e Ludmila Almeida. Foram realizadas dinâmicas artísticas e corporais, nas quais as participantes foram estimuladas e prontamente se envolveram a partir de suas falas e dança. Houve inúmeros relatos sobre a realidade de ser uma mulher negra em situação de rua. Suas dificuldades, os riscos enfrentados, estratégias criadas por cada uma em suas variadas realidades na rua, suas histórias de vida e envolvimento em projetos sociais.

Fonte: Relatório Anual de Pesquisa Rede PMA APS. Projeto: Marcador social de raça, acesso e cuidado à população em situação de rua na APS – em busca de formas colaborativas de produção de ‘saber-intervenção’ contra o racismo, 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *