A exposição ‘Espelho Partilhado’ é fruto de construção coletiva e participativa – implicada corporal e ancestralmente – movida pelo desejo em compartilhar os modos de produção de vida nas ruas, com destaque para os corpos femininos negros. Neste sentido, foram selecionadas fotos que tratam da dimensão humana emancipatória da agência dessas mulheres.
Serão exibidas fotografias dos territórios da rua de Manguinhos e Maré, feitas junto à equipe de Consultório na Rua de Manguinhos, além de imagens de uma gira de danças e conversas, conduzida pela educadora e bailarina de dança afro Ludmilla Almeida e pela socióloga e educadora popular Rachel Barros com mulheres negras em situação de rua. Todas as fotografias são do acervo da pesquisa ‘Marcador social de raça, acesso e cuidado à população negra em situação de rua na APS – em busca de formas colaborativas de produção de ‘saber-intervenção’ contra o racismo’. As fotos oriundas da etnografia na Maré e em Manguinhos são assinadas pelas pesquisadoras Roberta Gondim, Lidiane Bravo e Sharllene Silva, e pelo articulador do Consultório na Rua de Manguinhos, Daniel de Souza. Já a autoria das fotos da oficina/da gira é da fotógrafa Paula Eliane Araújo de Souza.
A organização da exposição conta com as/os parceiras/os da pesquisa, acrescida às mulheres negras, do âmbito da produção artística, que chegaram para somar nesta iniciativa. A exposição tem curadoria de Carolina Rodrigues, expografia por Gisele de Paula e Alexandra Souza, e produção pela empresa Gisele de Paula.
A mostra faz parte das estratégias de disseminação dos produtos e resultados da pesquisa. E terá temporada de 24 de novembro de 2023 (estreia) a 14 de janeiro de 2024, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). R. Pedro Ernesto, 80 Gamboa/RJ.
Como o produto está em fase de execução, em breve será possível visualizar fotos da abertura do evento e visitação. Abaixo, segue o link da reportagem sobre a exposição publicada na página informe ENSP no dia 21/11/2023