Esta etapa do estudo compreende a caracterização do perfil de morbimortalidade das pessoas em situação de rua. Realizou-se a construção de um banco de dados referentes a ocorrência de doenças infecciosas e as características sociodemográficas desta população, a saber: raça/cor, sexo e faixa etária.
Visto que esta informação inexiste, aplicamos estimativas a partir de métodos estatísticos. Até o momento foi caracterizado o perfil sociodemográfico das populações em situação de rua segundo raça/cor, análise das taxas de incidência da Tuberculose e coinfecção TB/HIV e construção de painel com as informações coletadas para futura disseminação.
O Perfil está em fase de construção através da sistematização de dados e construção de gráficos sintetizadores do quadro epidemiológico dessa população.
Fonte: Relatório Anual de Pesquisa Rede PMA APS. Projeto: Marcador social de raça, acesso e cuidado à população em situação de rua na APS – em busca de formas colaborativas de produção de ‘saber-intervenção’ contra o racismo, 2022.
Imagem ilustrativa: Population Return icon by Icons8