Promoção da equidade racial e saúde da população negra
Ocorrido no dia 26 de maio de 2022, o objetivo do debate foi compartilhar o conhecimento sobre a temática da saúde da população negra com a comunidade acadêmica, a partir de elaborações, resultados e análises de estudos recentes, que têm como agenda central o racismo e a saúde em diversas dimensões, aliado à mobilização em prol da Atenção à Saúde da População Negra para o enfrentamento do racismo no setor saúde.
As palestrantes do Ceensp foram ex pós graduandas da ENSP, Ana Paula Cunha, apresentando o estudo “Mortalidade por HIV/AIDS em tendência de queda no Brasil, para quem? Não para negras e negros”, e Mayra da Cruz Honorato, falando sobre “Corpo preto e suas relações: raça, território e saúde mental”.
Além de Márcia Mirandela, representando a Prefeitura do Rio de Janeiro, tematizando “O racismo e as relações étnico-raciais em cursos de Pós-Graduação em Saúde Coletiva: um olhar sobre a oferta curricular”.
A coordenação do Centro de Estudos foi da pesquisadora da ENSP, Roberta Gondim. Rita Helena Borret, professora da UFRJ e doutoranda na ENSP foi a moderadora e Michele Seixas, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi a debatedora.
O objetivo do debate é compartilhar o conhecimento sobre a temática da saúde da população negra com a comunidade acadêmica, a partir de elaborações, resultados e análises de estudos recentes, que têm como agenda central o racismo e a saúde em diversas dimensões, aliado à mobilização em prol da Atenção à Saúde da População Negra para o enfrentamento do racismo no setor saúde.
Fonte do texto: Resumo do objetivo do evento, no canal do Youtube ENSP. 26/05/2022.